Câmara de Sinop aprova projetos, homenagens e indicações durante a 8ª sessão ordinária

A Câmara Municipal de Sinop realizou nesta segunda-feira (31) a 8ª sessão ordinária de 2025. Na ocasião, os vereadores apreciaramoito Projetos de Lei, um Projeto de Lei Complementar, dois Projetos de Decreto Legislativo, cinco Moções de Aplauso, um Requerimento e 28 Indicações voltadas a diferentes áreas da administração pública e da vida comunitária. No uso da Tribuna Livre, o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Dilmar Dal Bosco, explicou as ações estaduais desenvolvidas em Sinop.
Três dos Projetos de Lei aprovados foram apresentados por parlamentares. O PL 001/2025, de autoria do vereador Toninho Bernardes, passou em primeira votação para proibir a contratação, com recursos públicos, de shows, artistas ou eventos voltados ao público infantojuvenil que promovam apologia ao crime, uso de drogas, desrespeito à fé ou aos valores familiares. A proposta voltará a ser discutida nas próximas sessões.
A vereadora Sandra Donato propôs o PL 013/2025, que denomina Escola Municipal de Educação Básica Lisiane Fucks Bohrer a unidade localizada no bairro Jardim Celeste, anteriormente chamada de Escola Municipal Jardim Celeste. A matéria foi aprovada em primeira e única votação.
O PL 018/2025, apresentado pelo vereador Elbio Volkweis, foi aprovado em primeira e única votação e estabelece critérios para a nomeação de servidores em cargos comissionados no âmbito do Poder Legislativo Municipal, conforme os princípios da Lei da Ficha Limpa.
Também foram aprovados projetos de autoria do Poder Executivo. Um deles, apresentado extra pauta, aprovou em primeira e ú nica votação a criação de 110 novos vagas em cargos comissionados na Prefeitura. O projeto que trata sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos seria votado em segundo turno, mas teve um pedido de vistas e foi retirado de pauta.
Foram aprovados, em primeira votação, ainda dois Projetos de Decreto Legislativo que concedem o título de cidadão sinopense honorário a lideranças religiosas com atuação reconhecida na cidade. O vereador Enio da Brígida propôs homenagem ao padre Francisco Prim, enquanto o vereador Célio Garcia prestou a mesma honraria ao bispo Dom Canísio Klaus, ambos em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade. As matérias voltarão a ser discutidas no plenário.
Cinco Moções de Aplauso também foram aprovadas. O vereador Gilsimar Silva homenageou o deputado federal Juarez Costa. Hedvaldo Costa prestou homenagem ao piloto Higor de Oliveira Vidotto. A vereadora Sandra Donato reconheceu a equipe da EMEI Santo Antônio pelo trabalho desenvolvido no acolhimento infantil. O vereador Juventino Silva apresentou moção em homenagem ao Instituto Dois Pinheiros, enquanto Zezinho Construtor destacou o desempenho de quatro atletas de futebol de Sinop que foram contratados por clubes nacionais em 2025.
O Requerimento aprovado na sessão, de autoria do vereador Juventino Silva, solicita informações detalhadas sobre a fila de espera para cirurgias e exames eletivos no Hospital Regional e nas unidades públicas de saúde do município.
As 28 Indicações aprovadas abrangem demandas por melhorias em infraestrutura, educação, mobilidade e iluminação pública. Entre os pedidos estão pavimentação asfáltica, drenagem, instalação de redutores de velocidade, manutenção de praças e melhorias em escolas e unidades de saúde em bairros como Jardim Imperial, Maripá, Parque Amazonas, Bougainville, São Cristóvão, Jardim Terra Rica e Jardim das Azaleias.
Assessoria da Câmara de Sinop