SES realiza webinário em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

SES realiza webinário em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza o webinário “Desmistificando Narrativas: Quando o Tabaco se Disfarça de Moderno”, nesta quarta-feira (28.5), em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, para debater as novas estratégias da indústria do tabaco, voltadas para o público jovem.

O webinário acontecerá das 14h às 16h, pelo canal da Escola de Saúde Pública (ESP), no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link. O público-alvo do evento são os profissionais da Educação e da Saúde.

Além disso, a programação prevê um Dia D, na sexta-feira (30), com cinema nas escolas estaduais de Mato Grosso para apresentar um documentário sobre a temática aos alunos com mais de 14 anos.

Os eventos da campanha têm o objetivo de promover a difusão de informações sobre como a indústria do tabaco continua investindo em estratégias para conquistar novos consumidores, tendo como alvo o público jovem. O objetivo das ações é promover a construção do senso crítico em adolescentes e a prevenção à iniciação precoce do tabagismo.

A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Lenil da Costa Figueiredo, comentou que o webinário alertará para os danos do uso do tabaco.

“O webinário é uma forma de alertar a todos sobre os malefícios do uso do tabaco. Essa capacitação promovida pela SES é direcionada aos profissionais da saúde e à comunidade em geral, sendo voltada para a sensibilização e mobilização de toda comunidade escolar, o engajamento social e a realização de ações de promoção da saúde e proteção das crianças, adolescentes e jovens da interferência da indústria do tabaco”, explicou a gestora.

A responsável pela área técnica da SES, Milady Oliveira, pontuou sobre os danos à saúde causados pelos Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEF) e a importância do webinário.

“Embora os DEF estejam proibidos pela Anvisa desde 2009 no nosso país, é muito comum encontrarmos adolescentes e também adultos consumindo esses produtos no nosso cotidiano. Isso significa um grande desafio para a Saúde Pública, uma vez que o uso de vape, pod e outros dispositivos são extremamente danosos à saúde, com potencial de vício ainda maior que o cigarro convencional”, destacou.

“Nesse Dia Mundial sem Tabaco queremos revelar as estratégias de manipulação e os danos causados por esses produtos, visando a promoção de hábitos saudáveis entre os adolescentes e protegendo-os, a partir do estímulo à reflexão e à construção de um senso crítico sobre o assunto”, concluiu.

O Estado de Mato Grosso implementa políticas de prevenção ao tabagismo em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Anuncie em nosso site