Magistradas assumem compromisso acadêmico-jurídico-social em posse na Academia de Magistrados

Magistradas assumem compromisso acadêmico-jurídico-social em posse na Academia de Magistrados

Ao atender ao convite de contribuir juridicamente e socialmente com a sociedade mato-grossense, a desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira e a juíza Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli tomaram posse na Academia Mato-Grossense de Magistrados (AMA). Anglizey toma acento como membro acadêmico (que integra o corpo fixo da academia) e Jaqueline como acadêmica honorária.   A posse foi realizada em 25 de julho, à noite, em evento restrito aos membros e familiares das empossadas.

Sobre a chegada das novas acadêmicas, o presidente da AMA, juiz Antônio Horácio da Silva Neto, registrou que ambas engrandecerão as ações da instituição. “A desembargadora Anglizey dispensa apresentações por conta de sua atuação no Judiciário mato-grossense e na organização de grandes eventos acadêmicos jurídicos. A juíza Jaqueline também, todos nós conhecemos os projetos desenvolvidos por ela na Vara de Família e, agora, atuando nas Turmas Recursais. Elas trabalham buscando, com suas decisões, fazer uma Justiça cada vez mais célere e mais justa para nossa sociedade. Ambas farão parte de grande plantel para o desenvolvimento das ações de nossa Academia. Estou muito feliz de elas estarem conosco.”

Silva explicou ainda que a AMA tem como função “contribuir com o sistema de justiça quando ela propõe ideias, ações, projetos e desenvolve a cultura por meio de arte, poesia, discursos e artigos jurídicos. Ela propõe ideias.” Ele destacou ainda que ter quadro completo é momento de muita alegria. “Infelizmente, por motivo de falecimento, estávamos com uma baixa. Mas, como tudo na vida, nosso quadro também passa por mudanças. Hoje, com muita alegria, temos a completude com a chegada da desembargadora Anglizey, como titular, e Eulice Jaqueline, como honorária. Elas ainda aumentam a presença feminina no cumprimento dos deveres da Academia. Hoje, como presidente, tenho sentimento de dever cumprido.”

O diploma de integrante da AMA foi entregue à desembargadora Anglizey por sua mãe, Maria Salete de Oliveira. A magistrada registrou sua felicidade no momento da posse. “Hoje é um momento de muita alegria, muita honra e gratidão por ocupar uma cadeira na Academia Mato-Grossense de Magistrados. Para mim, a academia, ao lado da magistratura, é uma fonte inesgotável de energia, de saber e de satisfação. Eu estou muito entusiasmada em ocupar a cadeira que foi de nosso saudoso desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, a pessoa que tive a honra de assessorar no início da carreira. Essa é uma feliz coincidência e mais um motivo de felicidade também.”

Da mesma forma, a juíza Jaqueline Cherulli classificou como inenarrável seu sentimento vivido na posse. Ela recebeu o diploma das mãos do juiz Hildebrando da Costa Marques, confrade de academia. “Foi uma surpresa enorme, pois eu não sabia que existia essa categoria de acadêmicos e ainda que só havia o desembargador José Jurandir de Lima e o ministro Gilmar Mendes. Agora fui escolhida, é um motivo de muita alegria e de muita responsabilidade também por tudo que a AMA significa. O Direito é vivo e vivemos um tempo em que está tudo muito rápido, as produções tomaram novo formato e a gente se ligou à inteligência artificial por necessidade de volume e de cumprimento. Então, termos um espaço para se discutir Direito, evolução, ideias, origem, evolução, possibilidade e teses é maravilhoso. Para mim, é um sentimento indescritível.”

Márcio Vidal, desembargador diretor-geral da Esmagis-MT e um dos membros-fundadores da AMA, apontou que é uma satisfação e alegria receber as novas acadêmicas. “A Academia foi fundada há 21 anos e tem um trabalho importante na magistratura, que é fomentar a cultura e o desenvolvimento do conhecimento. Composta por inúmeros colegas que ocupam, hoje, lugares anteriormente ocupados por grandes colegas, a Academia precisa continuar o trabalho. Apenas com essa união, essa somatória de forças e de vontade é que, cada dia mais, poderemos fazer mais e melhor pela sociedade.”

O juiz Wanderlei José dos Reis, membro e diretor do Departamento Cultural da AMA, registrou que hoje a academia mato-grossense está em festa com a recepção dos novos membros. “Para nós, é motivo de alegria porque a Academia é local de congraçamento do saber jurídico, local de valorização da magistratura e de promoção do intelecto jurídico com lançamento de artigos e obras, além de promoção de encontros e simpósios. Enfim, é o fomento da cultura jurídica no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso.” Foi ele quem indicou a juíza Jaqueline Cherulli, tendo em vista sua aptidão para o intelecto jurídico. “Ela é doutoranda em Direito, é uma estudiosa do Direito e hoje é a presidente da Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam). É uma pessoa de capacidade indiscutível para ser acadêmica honorária.”

Homenagem póstuma – Antes das magistradas serem empossadas, foi realizado um rito de homenagem póstuma ao desembargador e acadêmico Paulo Inácio Dias Lessa. “Esse é um momento de reflexão dessa efêmera passagem que é a vida na Terra. Já não ouviremos mais sua bela voz, nem seus ensinamentos. Ele foi chamado pelo Supremo, para onde não há sofrimento.”, pontuou o presidente da Academia Mato-Grossense de Letras. Na ocasião, a juíza e membro da AMA Flávia Catarina Oliveira Amorim Reis acendeu a chama de uma vela e o juiz Eduardo Calmon de Almeida Cézar acendeu um incenso. Fábio Lessa, filho do desembargador, foi convidado para assistir à cerimônia.

Participaram também do evento a desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo e os juízes Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Viviane Brito Rebello, Irênio Lima Fernandes. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo, também prestigiou a posse.

Conheça os nomes dos patronos e os magistrados que integram a AMA:

  1. Cadeira Desembargador Domingos Sávio Brandão Lima – Des. João Antônio Neto
  2. Cadeira Desembargador António de Arruda – Des. Mauro José Pereira
  3. Cadeira Ministro Manoel José Murtinho – Desa. Marilsen Andrade Addario
  4. Cadeira Desembargador José Barnabé de Mesquita – Des. Benedito Pereira do Nascimento
  5. Cadeira Desembargador William Drosghic – Desa. Shelma Lombardi de Kato
  6. Cadeira Desembargador José Vidal – Des. Márcio Vidal
  7. Cadeira Desembargador Simão Aureliano de Barros Filho – juiz Marcelo Souza de Barros
  8. Cadeira Desembargador Leão Neto do Carmo – Des. Marcos Henrique Machado
  9. Cadeira Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro – Des. Leônidas Duarte Monteiro
  10. Cadeira Advogado Arcílio Pompeu de Barros –
  11. Cadeira Advogado Hélio Ribeiro – Des. Orlando de Almeida Perri
  12. Cadeira Conselheiro Lenine de Campos Póvoas – Des. José Ferreira Leite
  13. Cadeira Desembargador Gervásio Leite – Des. Mariano Alonso Ribeiro Travassos
  14. Cadeira Advogado Benedito Santana da Silva Freire – Des. Manoel Ornellas de Almeida
  15. Cadeira Advogado Luis-Philippe Pereira Leite – Des. Licínio Carpinelli Stefani
  16. Cadeira Juiz Corsíndio Monteiro da Silva – Juiz Eduardo Calmon
  17. Cadeira Jurista José Antonio Pimenta Bueno – Juíza Amini Haddad Campos
  18. Cadeira Ouvidor Antonio Álvares Lanhas Peixoto – Desa. Helena Maria Bezerra Ramos
  19. Cadeira Desembargador Atahide Monteiro da Silva – juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto
  20. Cadeira Advogado Hélio Peixoto – Juiz Antonio Horácio da Silva Neto
  21. Cadeira Advogado Vicente Bezerra Neto – Juiz Jeverson Luiz Quintieri
  22. Cadeira Desembargador Francisco Bianco Filho – Des. Rui Ramos Ribeiro
  23. Cadeira Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho – Desa. Clarice Claudino da Silva
  24. Cadeira Desembargador Palmiro Pimenta – Des. Lídio Modesto Filho
  25. Cadeira Advogado Ernesto Pereira Borges – Juiz Antônio Peleja Veloso Júnior
  26. Cadeira Juiz Paschoal Domingues de Miranda – Des. Luiz Octávio Oliveira Sabóia Ribeiro
  27. Cadeira Desembargador Salvador Celso de Albuquerque – Juíza Maria Terezinha Ferreira
  28. Cadeira Desembargador João Carlos Pereira Leite – Desa. Maria Aparecida Ferreira Fago
  29. Cadeira Advogado Estevão de Mendonça – Juiz Hildebrando da Costa Marques
  30. Cadeira Advogado Prudêncio Giraldes Tavares da Veiga Cabral – Juiz Francisco Bráulio Vieira
  31. Cadeira Desembargador Mário Figueiredo Ferreira Mendes – Juiz José Mauro Bianchini Fernandes
  32. Cadeira Advogado Alcedino Pedroso da Silva – Juiz Abel Balbino Guimarães
  33. Cadeira Desembargador Otair da Cruz Bandeira – Juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva
  34. Cadeira Advogado José Aníbal Bouret – Juiz Manoel Ribeiro Filho
  35. Cadeira Desembargador Mário Correa da Costa – Juíza Ângela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez
  36. Cadeira Desembargador Cesarino Delfino César – Desa. Maria Erotides Kneip
  37. Cadeira Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes – Juiz Irênio Lima Fernandes
  38. Cadeira Desembargador José Maria Metelo – Juíza Flávia Catarina de Amorim Reis
  39. Cadeira Advogado Jaime Ferreira de Vasconcelos – Desa. Juanita Cruz da Silva Clait Duarte
  40. Cadeira Desembargador Hélio Ferreira de Vasconcelos – Juiz Wanderlei José dos Reis

Acesse o link e leia matéria correlata:

Anglizey de Oliveira e Jaqueline Cherulli serão empossadas na Academia Mato-Grossense de Magistrados

FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *