Cata-treco recolhe mais de mil toneladas de materiais inservíveis em sete meses

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), recolheu 1.066 toneladas de materiais inservíveis nos primeiros sete meses de operação do programa Cata-treco. Lançada em 6 de janeiro, a iniciativa já percorreu mais de 100 bairros, atendendo as quatro regiões e distritos da capital.
O programa tem como objetivo oferecer à população uma forma adequada de descartar móveis e objetos que não são recolhidos pela coleta convencional, como sofás, camas, colchões, geladeiras, armários e mesas. Semanalmente, cerca de 25 bairros e condomínios são contemplados, conforme um cronograma que considera a logística de deslocamento e o número de solicitações recebidas.
Para garantir que o serviço atenda o maior número de pessoas, o cronograma é divulgado no início da semana. Assim, os moradores podem se organizar e deixar os itens em frente às residências, até as 7h da manhã do dia programado, de forma visível e acessível.
Atualmente, cerca de 20 trabalhadores estão envolvidos diariamente na operação, que começa às 7h e segue até a conclusão dos trabalhos em cada bairro.
A Limpurb reforça que não são recolhidos materiais como restos de poda de árvores, entulho de construção civil, pilhas, baterias, pneus, vidros, latas de tinta e madeira. Esses resíduos devem ser encaminhados aos ecopontos ou locais específicos para descarte.
“O Cata-treco é mais do que um serviço de limpeza, é uma ação que contribui para a saúde pública, evita o acúmulo de lixo em vias e terrenos baldios e incentiva a destinação correta dos resíduos. Nosso compromisso é levar esse trabalho para todos os cantos da cidade, mantendo Cuiabá mais limpa e organizada”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
O cronograma semanal de atendimento do Cata-treco pode ser acompanhado pelos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá.