Câmara de Sinop elege corregedor substituto e aprova 71 matérias durante a 27ª sessão ordinária

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, durante a 27ª sessão ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (25) no plenário Jorge Abreu, 71 matérias de vereadores, incluindo projetos de lei, títulos honorários, moções e indicações para melhorias na cidade. Também elegeu o vereador Ademir Debortoli como corregedor substituto.
Foi aprovado em segunda e última votação o Projeto de Lei 95/2025, da vereadora Sandra Donato, que garante recesso escolar de 15 dias para todos os servidores, colaboradores e prestadores de serviços que atuam diretamente nas unidades escolares e transporte escolar da rede municipal de ensino. A medida beneficia efetivos, celetistas, bolsistas e trabalhadores terceirizados.
Em primeira e única votação, foram aprovados seis projetos de lei. O vereador Enio da Brígida teve aprovado o Projeto de Lei 57/2025, que institui o Programa de Cooperação para Segurança Digital Rural “Olho Vivo no Campo”, com objetivo de promover a segurança pública nas áreas rurais por meio da instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos.
O vereador Dr. Marcos Vinícius conseguiu a aprovação de dois projetos: o Projeto de Lei 73/2025, que institui o Programa de Integração Escola-Família no âmbito da rede pública municipal, com realização de encontros e oficinas mensais; e o Projeto de Lei 81/2025, que autoriza a inclusão da “Maratona Municipal de Sinop” no calendário oficial de eventos do município.
O vereador Gilsimar Silva teve aprovado o Projeto de Lei 105/2025, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Municipal de Valorização e Inclusão Produtiva de Imigrantes Profissionais no município. A proposta visa promover a valorização e facilitar a inserção de imigrantes no mercado de trabalho.
A vereadora Sandra Donato também teve aprovado o Projeto de Lei 109/2025, que institui no município a “Semana da Mulher na Política”, a ser realizada anualmente na terceira semana de agosto. O objetivo é promover a preparação de mulheres para ocupar espaços de poder e incentivar a participação feminina na política.
O vereador Zezinho Construtor conseguiu aprovação do Projeto de Lei 110/2025, que autoriza o Poder Executivo a criar espaços públicos de estacionamento, repouso e descanso para motoboys e ciclistas que realizam entregas por aplicativos no município.
A sessão foi marcada pela aprovação em primeira e única votação de 14 projetos de decreto legislativo que concedem títulos de cidadão ou cidadã sinopense honorário. Os diplomas serão entregues em sessão solene. Entre os homenageados estão professores e servidores da Unemat, em alusão aos 35 anos do campus de Sinop da universidade.
Foram aprovadas ainda três moções de aplauso, incluindo o reconhecimento ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Unemat pela criação do primeiro curso de doutorado em Letras da região norte de Mato Grosso, e à própria Unemat pelos 35 anos de contribuição ao desenvolvimento educacional da região.
Os vereadores aprovaram também um requerimento e 40 indicações ao Poder Executivo, solicitando melhorias em infraestrutura urbana, sinalização de trânsito, pavimentação de ruas e implantação de equipamentos públicos em diversos bairros da cidade.
O vereador Ademir Debortoli foi eleito por unanimidade para exercer a função de corregedor substituto da Casa. O corregedor continua sendo o vereador Dr. Marcos Vinícius.
Os vereadores ainda elegeram Dilmair Callegaro, Enio da Brígida e Moisés do Jardim do Ouro para comporem a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que vai investigar o vereador Elbio Volkweis em função de falas gravadas pelo vereador Dr. Marcos Vinícius.