Sessão especial marca o Dia do Dentista na ALMT
Na noite de sexta-feira (24), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial em comemoração ao Dia do Dentista, celebrado nacionalmente em 25 de outubro. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), que destacou a importância dos profissionais da odontologia para a promoção da saúde e do bem-estar da população mato-grossense.
Na cerimônia, realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, foram entregues moções de aplausos a profissionais e docentes da odontologia. Também foram homenageados estudantes e integrantes da rede de saúde pública. Um reconhecimento ao trabalho prestado em consultórios, faculdades e unidades de saúde.
“Hoje é um dia de celebração e a gente fica muito feliz com o reconhecimento do deputado, da Assembleia Legislativa e também de todos os colegas”, afirmou a presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), Wânia Dantas, uma das pessoas agraciadas com a homenagem.
Ela ainda falou sobre o trabalho da Casa de Leis, por meio de frente parlamentar, de apoio aos profissionais e à saúde bucal no estado. “Nós já conseguimos apresentar dois projetos de lei. Um junto à educação das crianças e adolescentes, com a entrega de kits de higiene oral junto ao fardamento escolar. A gente apresentou um outro também sobre a presença do cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal dentro das UTIs [Unidades de Terapia Intensiva]. Isso vai diminuir muito o tempo de intubação do paciente, o tempo de internação, a possibilidade de reinfecções por pneumonias”, destacou.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
Outro homenageado é Marcus Crepaldi, diretor da faculdade Faipe. “São mais de 15 anos de graduação em Odontologia, formamos diversos profissionais, buscando sempre o que há de mais moderno no Brasil e no mundo para a odontologia cuiabana e brasileira”. Ele também enfatizou a importância dos serviços prestados pela instituição com apoio da ALMT. “Por meio de emendas parlamentares, como as destinadas aos municípios de Poconé e Chapada dos Guimarães, tivemos o privilégio de, com nossa equipe de especialistas, levar odontologia de qualidade e tratamentos de ponta para atender às demandas de saúde e primeiros socorros dessas cidades”, descreveu.
Profissionais com muitas décadas de atuação como o cirurgião-dentista Moisés Martins também foram lembrados e receberam moção de aplausos. Primeiro presidente do CRO-MT, começou a atuar em 1962, quando terminou sua formação. Ele recordou a disputa pela sede do conselho entre Cuiabá e Campo Grande. “Havia uma disputa considerável, já que Campo Grande desejava sediar o conselho por ter faculdade e ser o final de uma importante ferrovia de São Paulo. No entanto a lei estabelecia que os conselhos regionais de odontologia deveriam localizar-se nas capitais do estado. Naquela época, o Mato Grosso não havia sido dividido. Assim, o conselho foi instalado em Cuiabá, apesar das grandes dificuldades e lutas. Houve até ações judiciais movidas contra a decisão, mas todas foram vencidas”, contou.
Ao mesmo tempo, estudantes foram agraciados, à exemplo de Rosa Campos. “As expectativas para começar a atuar são grandes. A odontologia tem muita coisa nova e vem evoluindo cada dia mais. Quero a aérea de cirurgia, implantodontia. E ser homenageada com certeza é um incentivo”, declarou.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
O deputado Elizeu Nascimento reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa em continuar apoiando políticas públicas que fortaleçam a saúde bucal. “Nós estamos realizando os projetos Sorriso Chapadense e Sorriso Pantaneiro. Começamos o projeto piloto em Poconé em 2024, onde atendemos cerca de 5 a 6 mil pessoas. Em 2025, a primeira cidade foi Chapada dos Guimarães, com cerca de 6 mil atendimentos. O trabalho vai desde orientação e restauração do dente das crianças nas escolas, até o atendimento de jovens, adultos e idosos nas Unidades Básicas de Saúde, fazendo obturação, extração, implantes e próteses. Tudo isso é custeado por emendas, em parceria com as prefeituras. As próximas cidades a receberem o projeto são Nobres, Várzea Grande e Poconé novamente”, colocou o parlamentar.
“Esta homenagem é em comemoração ao Dia do Dentista. Eu reconheço o trabalho da odontologia porque, na minha infância, eu passei por essa dificuldade. Em 1990, não havia dentistas gratuitos. Quando criança, tive de pagar para fazer a extração dos dentes, não por querer, mas para aliviar a dor. Com o pouco dinheiro que eu ganhava trabalhando na rua, eu não conseguia fazer uma restauração dental. Vindo de uma família com fragilidade dentária, sem recurso financeiro adequado, era impossível fazer o tratamento adequado”, concluiu Nascimento.

