Brasil goleia Jamaica em último jogo antes da convocação para Paris

O Brasil venceu a Jamaica por 4 a 0 na noite dessa terça-feira (4), na Arena Fonte Nova, em Salvador, no último jogo antes do técnico Arthur Elias divulgar a lista de atletas convocadas para a próxima edição dos Jogos Olímpicos. A TV Brasil transmitiu a partida ao vivo. Este foi o segundo triunfo da seleção brasileira sobre as caribenhas em menos de uma semana, após a goleada de 4 a 0 no último sábado (1), em jogo realizado na Arena Pernambuco, em Recife.
O confronto começou em ritmo acelerado, com o ataque da Jamaica superando a goleira Natascha aos quatro minutos do primeiro tempo, com Jody Brown após jogada de McCoy. Entretanto, o gol foi anulado devido a uma posição irregular das jogadoras jamaicanas.
Após o susto inicial, o Brasil foi eficiente em uma rápida jogada de contra-ataque aos seis minutos, para abrir o placar. Gabi Portilho recebeu na ponta direita, avançou em velocidade e cruzou rasteiro para Debinha, que apenas empurrou a bola para o fundo da rede.
Dois minutos depois, a equipe comandada por Arthur Elias ficou perto de ampliar, mas Gabi Portilho acertou o travessão defendido pela goleira Schneider. O Brasil seguiu dominando até o intervalo, mas não conseguiu converter as oportunidades criadas.
O placar só voltou a ser alterado aos 18 minutos do segundo tempo. Em cobrança de escanteio, Gabi Nunes subiu muito e cabeceou, com a goleira Schneider fazendo apenas o corte parcial. Jheniffer, que havia entrado no intervalo, aproveitou o rebote e bateu de primeira para marcar o segundo gol.
Pouco depois, o técnico Arthur Elias colocou em campo Brena, Antônia e Cristiane, e a centroavante do Flamengo brilhou aos 33 minutos, ao assistir Jheniffer na entrada da área, que bateu com precisão para fazer o terceiro. Ainda faltava o gol da lendária Marta, que veio em grande estilo, em cobrança de falta por cima da barreira, aos 38 minutos.
Sabor especial
Para a seleção brasileira, essas duas vitórias tiveram um significado especial, pois um empate sem gols com a Jamaica foi o que levou o Brasil à eliminação ainda na primeira fase da Copa do Mundo de 2023, realizada na Austrália e na Nova Zelândia. Essa queda no Mundial resultou na saída da técnica Pia Sundhage e na posterior contratação de Arthur Elias para o cargo.
Do grupo de 26 jogadoras que representaram o Brasil nesses jogos, apenas 10 atletas faziam parte da seleção brasileira que enfrentou a Jamaica no ano anterior. Já as rivais, por sua vez, têm 17 remanescentes da Copa do Mundo entre as 23 convocadas pelo técnico Hubert Busby (que substituiu Lorne Donaldson, comandante das jamaicanas na Copa). A principal ausência é da estrela do futebol local: a atacante Khadija Shaw, do Manchester City (Inglaterra), que está lesionada.