Cuiabá supera 20 mil atendimentos e fortalece estrutura esportiva no 1º semestre de 2025

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, alcançou importantes avanços na área esportiva entre março e junho de 2025. De acordo com relatório apresentado pelo secretário Jefferson Carvalho Neves, mais de 20 mil atendimentos foram realizados diretamente à população, por meio de programas, eventos e ações que ampliaram o acesso ao esporte e lazer na capital.
Com foco na promoção da qualidade de vida e democratização da prática esportiva, a gestão municipal promoveu atividades como manhãs esportivas, escolinhas e modalidades variadas em 11 espaços públicos. Paralelamente, intensificou investimentos em infraestrutura, com a limpeza de 51 unidades esportivas e 117 podas de grama em miniestádios, além de obras de revitalização em ginásios, incluindo troca de lâmpadas e melhorias estruturais no Ginásio Verdinho.
Entre os destaques do período, está a realização da 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECS), que registrou crescimento de 20% no número de escolas participantes e 67% de aumento no número de atletas inscritos, consolidando o evento como uma das maiores competições escolares da cidade.
A Secretaria também obteve êxito na gestão eficiente de recursos públicos. Por meio de medidas de economia, como cancelamentos, não renovações e renegociações de contratos, foi possível gerar uma economia de R$ 10,4 milhões. Parte desse montante foi redirecionado para fomentar eventos como as corridas de rua (Bom Jesus de Cuiabá, do Legislativo e do Rotary Club), além da Taça Cuiabá de Voleibol e os próprios JECS, totalizando R$ 2,05 milhões investidos com o apoio de emendas parlamentares.
“Estamos ampliando oportunidades, fortalecendo a base esportiva e mostrando que é possível fazer mais com menos, com responsabilidade e planejamento”, afirmou o secretário Jefferson Neves.
Outro importante avanço foi a força-tarefa executada em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que resultou na manutenção de 36 unidades esportivas da capital entre janeiro e junho. As ações incluíram corte e poda de gramados, manutenção na iluminação, troca de redes e traves, além de reforço na segurança de quadras de areia. Serviços de limpeza, capinagem, roçagem, varrição e pintura de meio-fio também foram executados.
Entre os espaços contemplados estão o Campo do bairro Cidade Alta, Miniestádio Santa Isabel, Miniestádio Pascoal Ramos, Campo do Santa Amália, Miniestádio São João Del Rey, Ginásio Dom Aquino, Ginásio da Lixeira, Miniestádio do Parque Cuiabá, Parque das Águas e o Complexo Poliesportivo Verdinho. Também foi iniciada a reforma geral do Ginásio Planalto, um dos espaços esportivos mais tradicionais da cidade.
Como parte do esforço contínuo de valorização do esporte, a Prefeitura entregou à comunidade seis quadras públicas de beach tennis no Complexo Poliesportivo Dom Aquino. As estruturas já atendem cerca de 80 alunos semanalmente, por meio de escolinhas gratuitas, fortalecendo ainda mais a inclusão esportiva em Cuiabá.