Jurídico da Associação da Gleba Santo Espedito protocola documentação solicitada pela PGE

Na última quinta-feira, 11 de julho, o advogado da Associação da Gleba Santo Espedito, Dr Sidnei Lopes, protocolou documentação a pedido do Procurador número 1, Dr. Francisco de Assis. Com intermédio do Deputado Estadual Wilson Santos, que esteve reunido com representantes da Gleba Santo Espedito na PGE (Procuradoria Geral do Estado). “A documentação requerida pelo procurador já está protocolada na PGE, agora vamos aguardar a análise do Procurador, e tenho convicção que esse erro absurdo, aonde os assentados estão a mais de 20 anos, esperando o seu título definitivo, seja requerido ao Governador e ao Intermat para confecção imediata, dando paz a mais de 240 famílias que ali labutam diariamente, sem nenhum incentivo, por falta dessa documentação”, disse o deputado estadual Wilson Santos.
Para o presidente da Associação da Gleba Santo Espedito, Paulo Sérgio, a área pertence a uma gleba pública do Estado de Mato Grosso. “Esse assentamento foi autorizado pelo governo do estado em 2006 e foi destinada para assentamento, aonde as famílias passam por dificuldades financeiras, pois sem os títulos, os mesmos não conseguem financiamentos e nem oportunidades financeiras para poder investir nas propriedades” disse o presidente ressaltando ainda que precisa que o governador Mauro Mendes, se sensibilize e ajude a viabilizar junto ao INTERMAT a conclusão desse luta que já passa de 20 anos. “É mais um degrau que subimos, e de degrau em degrau vamos chegar ao fim dessa instabilidade”, relatou o presidente da Gleba.
Os moradores estão na espera desde o ano 2000, aonde no ano de 2006, com autorização do governo do estado e da casa civil, que determinou a criação do assentamento no processo nº 48041/2006. “Em 2014 ouve a confirmação do assentamento no ofício nº 145/2014 – GSC/CCV emitida pela Casa Civil e no ano de 2022 a Associação mais uma vez pagou todas as despesas de georreferenciamento para averbação na na matrícula nº 2.156, como termo de doação 001/2022 do INTERMAT. Portanto não resta dúvida que está área foi destinada à associação de trabalhadores rurais da Gleba Santo Expedito, com afetação para associação, que durante estes 24 anos, a Associação já teve uma despesa de mais de de R$ 2.666.000,00 (Dois milhões, seiscentos e sessenta e seis mil reais)”, explicou com todos os documentos em mãos, o presidente Paulo Sérgio.