Lacen realiza webinar sobre vigilância genômica nesta sexta-feira (12)

Lacen realiza webinar sobre vigilância genômica nesta sexta-feira (12)

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta sexta-feira (12.12), a partir das 9h, um webinar sobre vigilância genômica,  processo contínuo de monitoramento dos microrganismos que podem causar doenças e análise de suas características genéticas. O evento será transmitido pelo Zoom.

Este é o oitavo e último episódio do Conexão LAB, série mensal do Lacen que aborda temas estratégicos para a Vigilância Laboratorial e que começou em abril deste ano.

Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, o webinar visa fortalecer a vigilância genômica no Estado e contribuir para ações de prevenção e controle, consolidando esse processo contínuo como ferramenta essencial para decisões baseadas em evidência.

“Tem o objetivo de destacar a importância da vigilância genômica para os municípios, enfatizando como o envio adequado das amostras e a organização dos fluxos laboratoriais fortalecem a capacidade do Estado em identificar variantes, compreender a dinâmica de circulação dos agentes infecciosos e aprimorar a resposta em saúde”, destacou.

O consultor técnico de sequenciamento genético na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, Geovani Ribeiro, e a analista da Unidade de Laboratório de sequenciamento genético do Lacen, Julia Almeida, farão palestras com os temas, respectivamente, “Avanços e Desafios do Sequenciamento e Vigilância Genômica no Brasil” e “Vigilância Genômica em Mato Grosso: O que Temos e Perspectivas Futuras”. A diretora Elaine será a moderadora do evento.

Série Conexão LAB

O Conexão LAB é uma série composta por oito episódios realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a Vigilância Laboratorial, destacando a importância da integração entre laboratório e serviços de saúde.

Os episódios também abordam o papel dos profissionais na compreensão dos processos para gerar resposta rápida e eficaz, para promover a melhoria contínua dos serviços de saúde e contribuir para a prevenção no âmbito da Saúde Pública.

A série tratou sobre Vigilância Laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; vírus respiratórios; sarampo e rubéola; tuberculose; produtos monitorados pela vigilância sanitária; bactérias multirresistentes; e exames citopatológicos.

O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de Vigilância em Saúde em Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.

- Fale conosco no WhatsApp
FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *