Mauro Mendes admite avanço da criminalidade e garante que Estado vai intensificar combate às facções

Conteúdo/ODOC – O governador Mauro Mendes (do partido União Brasil) reconheceu o aumento da criminalidade em Mato Grosso, especialmente relacionada ao crime organizado e a facções criminosas.
Alguns dados recentes, muitos deles deste ano, apontam para esse problema. Por exemplo, a cidade de Sorriso é considerada a 6ª mais violenta do país.
Mais recentemente, um sargento da Polícia Militar foi assassinado enquanto estava em serviço na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. As investigações indicam que a execução ocorreu por ordem de uma facção criminosa como retaliação a ações das forças de segurança.
Em outro caso, foi descoberto o envolvimento e a filiação de membros de facções em partidos políticos, incluindo o próprio União Brasil, do qual o governador é presidente estadual.
O governador disse ter convocado o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, e solicitado o máximo empenho possível. Ele afirmou que haverá operações contínuas para tentar controlar o crescimento da criminalidade.
Em uma ação policial, foi descoberto o envolvimento de servidores da Câmara Municipal de Cuiabá e, supostamente, de um vereador, para movimentar e lavar dinheiro de uma facção por meio da realização de eventos na capital.
O governador enfatizou que Mato Grosso, por ser um estado de fronteira, tem muito interesse em razão do tráfico de drogas. Ele garantiu que as forças de segurança e o governo estão empreendendo esforços e investimentos significativos para enfrentar essa situação.