Mutirão da Cidadania leva serviços gratuitos para moradores de Santa Carmem

A população de Santa Carmem (498 km de Cuiabá) recebeu, neste sábado (6.9), os serviços do Mutirão da Cidadania, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Dentre os serviços gratuitos ofertados estiveram a emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), plastificação, foto 3×4, emissão da Carteira de Identificação do Autista e Celíaco, orientações dos cursos do Programa SER Família Capacita, atendimentos e orientações do Programa SER Família Mulher, orientações sobre o Programa SER Família Habitação, atendimentos do Procon-MT, entre outros atendimentos voltados à cidadania.
Entre os moradores que aproveitaram a iniciativa está Marinalda de Souza Conceição, natural do Maranhão, que vive há 15 anos no município. Ela destacou a importância do mutirão e elogiou o atendimento recebido.
“Gostei muito da equipe da Setasc e o atendimento foi ótimo. Eu procurei o mutirão para solicitar a segunda via da minha certidão de nascimento e também do meu neto. Aproveitei e plastifiquei outros cinco documentos. O nosso município estava precisando desses serviços e o melhor, foi tudo gratuito, ninguém cobrou nada. Se fosse no cartório, só a certidão custaria mais de cem reais. Aqui não paguei nada e fui muito bem atendida. Gostei demais”, relatou.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, ressaltou que a ação é uma forma de aproximar o poder público das famílias que mais precisam.
“O Mutirão da Cidadania representa cuidado, inclusão e dignidade. Nossa missão é garantir que esses serviços cheguem com agilidade e qualidade até a população, especialmente em municípios mais distantes. Ver as pessoas sendo atendidas gratuitamente, com carinho e respeito, é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.
O Mutirão da Cidadania é uma iniciativa contínua do Governo do Estado, que percorre diversos municípios levando serviços básicos e essenciais de forma prática, gratuita e acessível para toda a população.