Para inovar, indústria precisa da academia e de recurso não-reembolsável, diz diretor da Embrapii à CNN

O diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Igor Nazareth, defendeu em entrevista à CNN que a indústria precisa estar de mãos dadas com a academia e ter acesso a recursos não-reembolsável para inovar no país.
Nazareth participou do CNN Talks Nova Política Industrial: Inovação para a Transformação, que acontece no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15).
A Embrapii atua para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica as industrias. A ideia é permitir que as empresas encontrem caminhos para pesquisar e inovar.
“A maior parte das empresas não tem centro de pesquisa e inovação, mas precisam inovar para sobreviver. Aí que a Embrapi entra, com as instituições acadêmicas para apoia-la”, disse o diretor.
Para que haja inovação no setor, também é necessário, segundo o diretor, que instâncias do governo permitam o acesso do setor a recursos, incluindo aqueles não-reembolsávelis.
Este tipo de recurso não precisa ser devolvido, a partir do entendimento de que a inovação é um investimento de risco. Estes dinheiro normalmente é direcionados a projetos de desenvolvimento científico e tecnológico, de infra-estrutura e pesquisa.