Polícia Civil Realiza Operação Contra Desvio de Armas em Guarantã do Norte

A Polícia Civil, por meio da Corregedoria-Geral, deu um importante passo na luta contra o desvio de armas de fogo ao cumprir, nesta quinta-feira, mandados judiciais relacionados a investigações em curso sobre o crime que ocorreu na Delegacia de Guarantã do Norte, localizada a 233 km de Sinop. A operação resultou na prisão temporária de uma escrivã de polícia, servidora de carreira da delegacia, e na execução de um mandado de busca e apreensão em Sorriso, onde um homem foi encontrado como suposto receptador das armas desviadas.
Durante as ações, a equipe policial conseguiu localizar e apreender duas armas que estavam destinadas à comercialização na residência do suspeito, que foi preso em flagrante e levado para as providências legais cabíveis. Essa operação segue uma série de diligências que já tinham revelado o desvio de armas dentro da unidade, resultado em oito armamentos recuperados.
Em decorrência das alegações graves, no dia 7 de abril, um mandado de prisão preventiva foi cumprido, levando à detenção de uma servidora que atuava como “Escrivã Ad Hoc”. As investigações subsequentes, lideradas pela Corregedoria-Geral, identificaram a participação de outra escrivã de carreira lotada na mesma delegacia. Esta servidora está sendo investigada pelos crimes de peculato, comércio ilegal de armas de fogo e associação criminosa armada.
Com base nas evidências coletadas, a Corregedoria-Geral representou, junto ao Poder Judiciário, a expedição de mandados de busca e apreensão e de prisão temporária por 30 dias, tendo em vista que o comércio ilegal de armas é classificado como crime hediondo. As investigações continuam, com o objetivo de localizar outras armas desviadas e identificar possíveis outros membros do grupo criminoso envolvido na prática.
A atuação decisiva da Polícia Civil é um reforço no combate à criminalidade e um aviso claro de que crimes dessa natureza serão investigados com rigor, visando a proteção da sociedade e a integridade das instituições.