Polícia desarticula em MT quadrilha especializada no furto e venda de módulos; prejuízo de R$ 100 mil

A Polícia Civil deflagrou, esta manhã, a Operação Módulo Reset para cumprimento de três prisões preventivas e cinco de busca e apreensão com foco no desmantelamento de um grupo criminoso voltado para furtos e comercialização de módulos eletrônicos de caminhões e bombas de Arla. Conforme a polícia, a investigação iniciou após o furto de módulos de três caminhões em uma fazenda em Barra do Bugres (176 km de Cuiabá).
Com as diligências iniciais, foi possível identificar dois integrantes do grupo criminoso especializado no crime e que também estavam envolvidos em outros furtos na região da Serra de São Vicente. Os furtos que tiveram a autoria identificada pelo grupo criminoso causaram um prejuízo superior a R$ 100 mil às vítimas. Após o furto dos módulos de controle eletrônico (ECU/TCM), era realizada a reprogramação para apagar a identidade original dos dispositivos, que, posteriormente, eram inseridos novamente no mercado por meio de receptadores vinculados a oficinas e redes ilegais de peças.
A polícia informou ainda que o próximo passo da investigação será analisar todo o material apreendido a fim de esclarecer todas as circunstâncias dos fatos e, eventualmente, identificar outros integrantes do grupo criminoso.
Os alvos são investigados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e receptação.