Prefeito e secretário prestigiam final de campeonato no Mercado Municipal

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, marcou presença na grande final do 18º Campeonato dos Feirantes do Mercado do Porto, realizada na noite desta segunda-feira (25), Dia do Feirante, no tradicional Campo do Bode, ao lado do complexo, no bairro Porto. O evento reuniu mais de 3 mil pessoas para acompanhar o confronto entre as equipes Dourado e Fortaleza.
O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e o secretário-adjunto, Gustavo Vandoni, também acompanharam a agenda.
Com o empate no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. O time Fortaleza sagrou-se campeão, levando para casa o troféu e uma premiação de R$ 15 mil, após três meses de competição.
Abílio destacou a importância da valorização do Dia do Feirante e da união das famílias em torno do esporte e da confraternização. “Torço para que esse evento continue por muitos anos. É uma celebração bonita, que une famílias, amigos e valoriza os feirantes de Cuiabá. Estamos aqui para comemorar junto com eles”, afirmou.
O gestor também comentou os desafios financeiros enfrentados nos primeiros oito meses de sua gestão e prometeu investir na infraestrutura do campo de futebol.
“Temos muito o que fazer aqui. A ideia é transformar o Campo do Bode em um espaço mais organizado, com arquibancadas, gramado adequado e quiosques para que os feirantes possam confraternizar com conforto. Mas, primeiro, precisamos equilibrar as finanças da prefeitura, pagar nossas contas e, depois, investir nesse local de lazer e alegria”, pontuou.
Mercado do Porto
O Mercado do Porto recebe, em média, 3 mil consumidores por dia, que buscam produtos e serviços distribuídos em 165 boxes, ocupados por cerca de 2 mil trabalhadores. São diversas categorias atendidas: laticínios, carnes, hortifrúti, pescados, cereais, além de uma movimentada praça de alimentação.
Segundo o secretário Fernando Medeiros, a gestão do complexo é feita de forma compartilhada entre várias pastas municipais.
“Nossa secretaria atua na coordenação geral, mas a limpeza, por exemplo, é responsabilidade da Limpurb. A manutenção fica a cargo da Secretaria de Obras; a segurança, com a Secretaria de Ordem Pública; e a fiscalização é feita em conjunto com a Vigilância Sanitária”, explicou Medeiros.
Apesar dos desafios financeiros desde o início da gestão, Medeiros destacou algumas melhorias já realizadas, como a construção do muro no entorno do mercado, a remoção de resíduos na área verde do Campo do Bode e serviços de drenagem e desentupimento de esgoto.
“Buscamos parcerias e emendas parlamentares para avançar nas obras. Nosso objetivo é tornar o Mercado do Porto cada vez mais atrativo para a população cuiabana e para turistas de todo o estado”, afirmou o secretário.
“Sempre que venho aqui sou bem recebido. A população trata todos os políticos com respeito, independentemente de partido. Isso mostra a grandeza desse povo”, concluiu Abílio.