Prefeitos avançam para consórcio comandar Hospital Regional de Sinop e avaliam sistema para melhorar segurança

Os prefeitos de Sinop, Roberto Dorner (PL), Leandro Félix (União), de Nova Mutum, Miguel Vaz (Republicanos), de Lucas do Rio Verde; Yago Giacomelli (MDB), de Vera e das demais cidades que formam o CIDESA (consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental), se reuniram ontem à tarde, na sede da entidade, em Sinop, para tratar do encaminhamento do convênio, que será assinado nos próximos dias, para o consórcio assumir a gestão do Hospital Regional de Sinop, já autorizada pelo governo estadual. O prefeito Miguel Vaz expôs que, nesta 5ª feira, em Cuiabá, haverá encontro com a Procuradoria Geral do Estado para consolidar o instrumento que vai regular o convênio e definir equipe que vai trabalhar no hospital e demais procedimentos. “Esperamos que, em breve, tenhamos este instrumento pronto para que a gente possa assinar e dar sequência no planejamento e trabalhos do hospital regional).
A previsão inicial era assinar o convênio no início deste mês e a previsão é de, em julho, o CIDESA assumir a gestão. A regulação continuará com a secretaria estadual de Saúde. O hospital é um dos maiores do Nortão e está sob gestão do Estado. Com o ‘comando’ do consórcio de prefeituras, a expectativa é de celeridade e qualidade em atendimentos além de maior transparência.
Os prefeitos também conheceram, através de apresentação de representantes de uma empresa de tecnologia da segurança, do Rio Grande do Sul, softwares e sistemas voltados ao aprimoramento dos serviços de segurança nos municípios, além de discutir a viabilidade de aplicação.
O encontro ocorre após a visita do prefeito de Sinop, Roberto Dorner a Porto Alegre, em fevereiro, onde conheceu a estrutura do Centro Integrado de Operações e Emergências (COPOM), um modelo inovador na gestão e controle das operações de segurança. Eles estiveram também em Passo Fundo, cidade reconhecida por ser uma “smart city”, devido à implantação de tecnologia de ponta como câmeras de segurança, lombadas eletrônicas e semáforos inteligentes.
Os prefeitos Alvaro Galvan (PL), de Tapurah; Marcos Feldhaus (União), de Cláudia; Pablo Bortolas (PL), de Santa Carmem e a secretária de Governo de Sinop, Faira Strapazzon também participaram do encontro.