Próximo de aposentadoria, desembargador recebe homenagem surpresa

Próximo de sua aposentadoria, o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso recebeu uma homenagem surpresa durante a sessão da 4ª Câmara Cível, nesta terça-feira (21), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Participaram do ato dois ex-governadores do Estado e autoridades dos três poderes estaduais e municipais.
A sessão começou normalmente, enquanto os convidados aguardavam no saguão do plenário. De acordo com o TJMS, após a sustentação oral, o presidente do colegiado, desembargador Alexandre Bastos, autorizou a entrada dos “alunos universitários” que iriam assistir à sessão, mas, na verdade, tratava-se da comitiva de autoridades e amigos para homenagear o desembargador Júlio Cardoso, lotando o plenário do Tribunal Pleno.
O desembargador Júlio Cardoso então foi convidado a ocupar um lugar de honra para assistir a um vídeo contendo fotos de sua trajetória pessoal e profissional ao longo dos 40 anos atuando como magistrado, inclusive com o discurso de posse em 5 de abril de 1984.
Emocionado, o desembargador Júlio Cardoso declarou: “É muito reconfortante estar com todos vocês. Minha vida é um livro de 75 páginas que completo dia 16, e 40 delas foram escritas aqui, nesse Estado que escolhi. Com uma esposa, três filhos, e seis netos, o que mais poderia desejar da minha vida, se não o reconhecimento ao esforço que vocês tiveram ao me acompanharem nesse Estado que, por 40 anos, me serviu de casa”.
Ao longo de sua carreira, o desembargador Júlio Cardoso exerceu diversos cargos e funções, sendo nomeado juiz substituto em Dourados em 1984, juiz substituto em Itaporã em 1984, juiz titular em Aparecida do Taboado em 1985, juiz da 2ª Vara de Paranaíba de 1987 a 1995 e, finalmente, juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. Em 2009, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, onde atuou em diversas câmaras e seções, proferindo mais de 36 mil decisões e participando de 1.032 sessões.