Secretário de Saúde supervisiona serviços em UBS com gestão terceirizada

Outro objetivo elencado por Miranda é fazer com que as estratégias aplicadas diminuam o fluxo de atendimento para as unidades de urgência e emergência do município. […]
Na manhã desta segunda-feira (24.02), o secretário de Saúde, Orodovaldo Antônio de Miranda, visitou três Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são geridas pela Associação Saúde em Movimento (ASM), mesma empresa que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O objetivo foi conferir, in loco, a qualidade dos serviços prestados, estrutura das unidades e demandas das equipes de saúde com o intuito de levar, ainda mais, qualidade nos atendimentos à população assistida.
A agenda incluiu “tour” pelas UBS Sabrina, Sebastião de Matos e Alto da Glória. “Fomos conferir, de perto, cada demanda e particularidade das unidades, trocando ideias e informações com a equipe de enfermagem e com os médicos. Em determinados casos, já detectamos a necessidade de agregarmos mais um médico nos dias de maior fluxo e vamos, agora, definir com a direção da APS [Assistência Primária à Família] de que forma isso pode ser feito e posto em prática o mais breve possível”, informou Miranda.
O secretário destacou, também, a importância de se ouvir os profissionais envolvidos diretamente no atendimento às famílias. “Todos os personagens que compõem as equipes multidisciplinares de saúde são fundamentais neste processo de avanço. É muito importante ‘emponderar’ esses profissionais junto à decisões e estratégias que gerem benefícios às pessoas que eles atendem diariamente nas unidades básicas”.
Outro objetivo elencado por Miranda é fazer com que as estratégias aplicadas diminuam o fluxo de atendimento para as unidades de urgência e emergência do município. “Com um atendimento mais amplo e com definições voltadas às necessidades específicas de cada unidade, pretendemos diminuir o número de pacientes que migram para a Policlínica e UPA, fazendo com que eles procurem e tenham assistência em suas regiões”.
O diretor da APS, Lucas Salvador Pereira, que também participou da agenda, ressalta a importância de estabelecer ações baseadas nas particularidades de cada região e UBS.
“Por meio deste acompanhamento, da realidade local, conseguimos elaborar e colocar em prática ações específicas em locais prioritários, por exemplo. Contamos com sete unidades geridas pela ASM, porém, independente das questões burocráticas que envolvem, naturalmente, a gestão destes locais, precisamos estar próximos, supervisionando, porque são profissionais que atendem à nossa população e precisamos garantir que o nosso paciente esteja sendo bem atendido. E isso vale tanto para uma UBS terceirizada quanto nas geridas pelo município. A nossa prioridade é o atendimento de qualidade e que a demanda de saúde do paciente seja atendida de forma eficaz”.