Sema promove formação para conselheiros do Parque Estadual Serra Ricardo Franco

Sema promove formação para conselheiros do Parque Estadual Serra Ricardo Franco

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu, entre terça-feira (08.10) e quinta-feira (10.10), uma formação em Educação Ambiental para conselheiros e comunidades ao redor do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá).

O curso contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, comunidades tradicionais quilombolas, povos indígenas da região, além de guias de turismo, professores e estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso, Polícia Militar e líderes socioculturais do município.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os participantes para que se tornem multiplicadores em educação ambiental e contribuam para a construção de sociedades sustentáveis.

“A metodologia utilizada foi dinâmica e participativa. Aprendi quais são meus deveres, obrigações e responsabilidades, além da forma correta de colocá-los em prática. Compreendi a importância de respeitar o parque estadual”, comentou a participante Maria Laura Cuellar Lopez.

A secretária de Turismo de Vila Bela da Santíssima Trindade, Rayane Mara Batista, que também integra o conselho consultivo do parque, ressaltou que o mundo enfrenta uma crise climática com muita desinformação. “O curso destacou o parque como foco para todas as ações de educação ambiental, promovendo um maior conhecimento popular sobre como podemos cuidar e preservar o meio ambiente como um todo”, afirmou.

A superintendente de Educação Ambiental e atendimento ao cidadão da Sema, Juliana Carvalho, enfatizou que o curso possibilitou a troca de ideias e discussões sobre propostas de educação ambiental a serem implementadas em favor da unidade de conservação.

“Por meio de atividades participativas e dialogadas, os conselheiros refletiram sobre como cada segmento pode contribuir para a conservação da geobiodiversidade do Parque Serra Ricardo Franco, além de debaterem seus direitos e deveres enquanto conselheiros. No segundo módulo, os participantes deverão apresentar um projeto de educação ambiental para abordar um dos problemas ambientais do Parque identificado pelo grupo”, avaliou.

FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Anuncie em nosso site