Senadora Rosana Martinelli faz chamado a reflexão sobre porte de armas, após assassinato de advogado

Revolta e solidariedade marca reação à morte de Renato Gomes Nery
Na sessão plenária do Senado desta quinta-feira (11), a senadora Rosana Martinelli trouxe à tona a questão da segurança pública e o porte de armas no Brasil, impulsionada pelo trágico assassinato do advogado Renato Gomes Nery, que foi morto com sete tiros em frente ao seu escritório. A senadora convocou uma reflexão crítica sobre a legislação vigente de porte de armas, questionando sua eficácia na proteção dos cidadãos e na prevenção da violência.
Atualmente, o porte de arma no Brasil é regulado pelo Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003, que estabelece critérios rigorosos para a concessão deste direito. Para obter o porte, o cidadão deve demonstrar necessidade comprovada, passar por avaliação psicológica, testes de aptidão técnica, além de não possuir antecedentes criminais. Apesar dessas medidas, o aumento de casos de violência como o assassinato de Nery levanta questionamentos sobre se as restrições estão, de fato, fazendo a sociedade mais segura ou se apenas impedem que cidadãos de bem possam se defender adequadamente.
“Diante da brutalidade do assassinato de Renato Gomes Nery, é imperativo que nos questionemos sobre a eficácia de nossa legislação de porte de armas. Estamos realmente protegendo nossos cidadãos, ou estamos deixando-os vulneráveis?”, indagou Martinelli durante a sessão. A senadora enfatizou a necessidade de um debate amplo e fundamentado sobre possíveis ajustes na legislação, visando aprimorar a segurança pública sem infringir os direitos individuais de defesa.
Além de levantar essa questão crítica, Martinelli expressou suas condolências à família do advogado e estendeu sua solidariedade aos profissionais do direito em Mato Grosso, representados por Xenia Guerra. “Neste momento de luto, minha solidariedade vai para os advogados de Mato Grosso e para a família de Renato Gomes Nery. Estamos todos buscando justiça e medidas eficazes para garantir a segurança de nossa sociedade”, declarou.
Com Daniel Trindade, Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto