SES capacita enfermeiros para melhorar indicadores de saúde materna e neonatal em MT

SES capacita enfermeiros para melhorar indicadores de saúde materna e neonatal em MT

Para melhorar a saúde materno-infantil em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) está capacitando 27 enfermeiros em um curso de especialização em enfermagem obstétrica. A iniciativa, promovida pela Escola de Saúde Pública, começou em novembro de 2023 e já contabilizou cerca de 280 horas de aulas teóricas.

Além disso, já foram realizadas horas práticas em maternidades do Hospital Geral e do Hospital Santa Helena, em Cuiabá, e parte das 420 horas práticas está sendo feita em Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande e Cuiabá.

A superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, ressaltou a importância da capacitação. “É um instrumento fundamental para preparar profissionais que atendam às necessidades das mulheres durante a gestação e do recém-nascido. Nossa meta é reduzir os índices de mortalidade materna, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e as diretrizes do Ministério da Saúde”, afirmou.

O curso tem como objetivo qualificar enfermeiros obstétricos, preparando-os para oferecer um atendimento acolhedor e respeitoso, além de promover mudanças no modelo de atenção ao parto e nascimento. “Mato Grosso é um dos estados com maior número de partos cesáreos. Para mudar essa realidade, precisamos de profissionais qualificados que ofereçam um atendimento acolhedor e eficaz”, completou Silvia.

É importante destacar que essa formação é parte de um movimento mais amplo da Escola de Saúde Pública, que inclui a implementação da Rede Cegonha e o credenciamento de Centros de Parto Normal.

“Essa capacitação não só qualifica os profissionais, mas também transforma a realidade do atendimento a mães e bebês em Mato Grosso. A SES está comprometida com a saúde da população, promovendo direitos como planejamento reprodutivo e atenção humanizada”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

O aluno Josias Costa, aprovado no processo seletivo da especialização, compartilhou suas experiências: “Estou vivenciando um aprendizado único e tenho grandes expectativas de atuar com um modelo profissional mais qualificado, focado nas necessidades obstétricas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu.

FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Anuncie em nosso site