SES realiza captação de múltiplos órgãos em Sinop e salva três vidas
A Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), concluiu sua 17ª captação de múltiplos órgãos de 2025 neste domingo (21), no Hospital Regional de Sinop, das 11h18 às 15h36. Durante o procedimento, foram captados dois rins e um fígado, órgãos que beneficiarão três pacientes, oferecendo uma nova chance de vida.
A cirurgia foi conduzida por uma equipe especializada e credenciada para captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso, com o suporte do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, elogiou a atuação da CET e do Hospital Regional de Sinop, agradecendo à família doadora pelo gesto de solidariedade em um momento de luto. “Esse gesto de doação salva vidas, e é um exemplo de generosidade que deve ser enaltecido”, afirmou o secretário.
De acordo com a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, as captações de órgãos em Mato Grosso têm se tornado cada vez mais frequentes, superando as 13 realizadas em 2024. “Este ano, já conseguimos captar 42 órgãos em 17 captações, incluindo dois corações, 12 fígados e 28 rins”, explicou Fabiana.
Anita Ricarda da Silva, coordenadora da CET, destacou que o aumento no número de captações é reflexo das capacitações oferecidas pela Secretaria de Saúde. “Mais de 400 profissionais foram treinados em 2025, o que permite maior agilidade nas captações. Pela primeira vez, Mato Grosso conta com uma equipe habilitada para realizar captação de múltiplos órgãos, sem depender de equipes externas”, explicou a coordenadora.
Este procedimento foi a terceira captação de múltiplos órgãos realizada no Hospital Regional de Sinop desde outubro deste ano, reafirmando o avanço do Estado em promover a doação de órgãos e salvar vidas.



