Sinop: outdoors, faixas e painéis instalados irregularmente são removidos

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem intensificado as ações da campanha Cidade Limpa, voltada ao combate à poluição visual e ao cumprimento da lei sobre a identidade visual e a publicidade em espaços públicos do município. Desde maio, outdoors e painéis instalados de forma irregular vêm sendo retirados em diversas regiões.
A legislação proíbe a instalação de outdoors, painéis eletrônicos e outros formatos de publicidade em áreas públicas, canteiros centrais e locais que possam comprometer a visibilidade do trânsito ou a estética urbana. O objetivo é reduzir riscos de acidentes, organizar a comunicação visual e tornar a cidade mais limpa e segura.
O secretário Klayton Gonçalves informou que estão sendo retirado “materiais instalados de forma irregular. Outdoors, fronts e painéis de LED já foram removidos em várias áreas públicas. Nosso objetivo é proporcionar uma cidade mais limpa, organizada e com trânsito mais seguro, sem excessos que comprometam a estética e a segurança”, afirmou, através da assessoria.
Mês passado, a prefeitura orientou representantes das empresas de publicidade para reforçar as regras previstas na lei e apresentar os encaminhamentos da campanha. As orientações abrangeram desde a proibição de anúncios em canteiros e placas de trânsito até a necessidade de adequação de estruturas já existentes em locais privados. Novas tentativas de instalação de materiais irregulares estão sujeitas a autuações e penalidades previstas em lei. “Estamos atentos para que não haja retrocessos. A cidade precisa estar organizada e despoluída, não apenas por uma questão de estética, mas também por segurança. A poluição visual pode desviar a atenção de motoristas e comprometer a mobilidade urbana”, explicou.