Trata Brasil: Várzea Grande está entre 10 piores cidades no ranking do saneamento do país

Pesquisa elenca os indicadores de qualidade no tratamento de água e esgoto em todo o Brasil
Várzea Grande consta na lista dos 10 municípios com o pior saneamento básico do país. A cidade ocupa a 9ª posição, com nota 3,45, conforme indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades e divulgado pelo Instituto Trata Brasil, nesta quinta-feira (20.03).
Conforme o relatório, Várzea Grande possui 88,28% da população com acesso à água e 29,07% com acesso ao atendimento do serviço de esgotamento sanitário. Além disso, somente 26,20% dos várzea-grandenses têm acesso ao tratamento de esgoto.
Considerando o Indicador de Investimentos do(s) Prestador(es) por Habitante (IIPH), Várzea Grande aplica R$ 25,91 por indivíduo.
O Instituto Trata Brasil considera na pesquisa os 100 maiores municípios do país, a partir da estimativa populacional de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São coletados dados informados pelos prestadores de serviços de saneamento básico de cada município ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A nota é gerada a partir da média aritmética ponderada de 12 indicadores analisados.
Pesquisa: