Tumulto em cerimônia religiosa resulta em pessoas pisoteadas e dezenas de mortos

Mais de 90 pessoas morreram soterradas e dezenas ficaram feridas em um tumulto durante uma celebração religiosa hindu no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, nesta terça-feira (2). As autoridades locais confirmaram 97 óbitos, de acordo com a agência noticiosa AFP.
O incidente ocorreu no final do evento religioso organizado por um guru conhecido localmente como Bhole Baba, que realiza essas reuniões há mais de duas décadas. Segundo o policial Rajesh Singh, a superlotação pode ter sido a causa do tumulto no vilarejo, localizado a cerca de 350 km a sudoeste da capital estadual, Lucknow. Relatos iniciais indicam que mais de 15.000 pessoas compareceram ao evento, que tinha permissão apenas para 5.000 participantes.
Vídeos não verificados nas redes sociais exibiam um grande número de corpos, a maioria de mulheres, em um local não identificado. “As pessoas começaram a cair umas sobre as outras. Aquelas que foram esmagadas morreram”, declarou Shakuntala Devi, testemunha ocular, à agência Press Trust of Índia.
Ao menos 60 pessoas chegaram aos necrotérios da região nas primeiras horas, e mais de 150 foram internadas em hospitais, conforme informou o médico Umesh Tripathi. O chefe de governo de Uttar Pradesh, Yogi Adityanath, classificou o incidente como “extremamente triste e comovente” em uma publicação na plataforma X, e disse que as autoridades investigam as causas.
Tumultos em peregrinações religiosas são comuns na Índia, devido à deficiência nas medidas de segurança pública. Nos últimos anos, houve um aumento da vigilância nesses grandes eventos, com mais agentes policiais e uso de drones para monitoramento. Em 2013 e 2011, episódios semelhantes causaram centenas de mortes em outros estados indianos.